Questions and answers

Qual e o destino final do lixo hospitalar?

Qual é o destino final do lixo hospitalar?

A destinação final é a incineração ou a coleta especial para depósito em aterro sanitário.

Onde vai para o lixo hospitalar?

“O lixo hospitalar agora está sendo levado para aterros sanitários, onde o processo de descarte é fiscalizado. Nos lixões, o material ficava misturado e causava mais riscos. Por outro lado, ainda tem gente jogando resíduo hospitalar em lugares ermos.

Como é finalizado o descarte externo de lixo hospitalar?

O lixo hospitalar pode ser tratado por autoclavagem, micro-ondas, incineração, esterilização fracionada, radiação ionizante e não ionizante, fracionamento, aquecimento a seco, substâncias químicas, gases, vapores químicos ou encapsulamento.

O que é lixo hospitalar e qual deve ser o seu destino?

O lixo hospitalar, também chamado de resíduo hospitalar e de resíduo de serviços de saúde, é todo tipo de lixo proveniente do atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde ou unidade que execute atividades de natureza de atendimento médico, tanto para seres humanos quanto para animais.

Qual a importância do descarte correto do lixo hospitalar?

É de extrema importância o descarte correto devido ao fato de serem perigosos, não somente para o meio ambiente, quanto também aos seres vivos. Esses materiais utilizados são considerados altamente contaminantes pelo fato de poderem causar doenças ou, até mesmo, serem responsáveis pela contaminação do solo e da água.

Como deve ser feito o descarte de lixo infectante?

  • Sangue hemoderivados;
  • Meios de cultura;
  • Órgãos, tecidos, peças anatômicas e fetos;
  • Filtros de gases aspirados provenientes de áreas contaminadas;
  • Resíduos (mesmo alimentares) provenientes de áreas de isolamento;
  • Resíduos gerados em laboratório de análises clínicas;
  • Resíduos gerados em unidade de atendimento ambiental;

Qual a classificação correta do lixo hospitalar?

Cada uma das classes têm seu método de transporte e descarte próprio e a correta classificação desses resíduos permite que seu manuseio seja eficiente, econômico e seguro.

  • Grupo A – Potencialmente infectantes.
  • Grupo B – Químicos.
  • Grupo C – Rejeitos radioativos.
  • Grupo D – Resíduos comuns.
  • Grupo E – Perfurocortantes.

Quem é responsável pelo descarte do lixo hospitalar?

Então, clínicas, veterinárias, hospitais e postos de saúde produzem lixos dessa categoria. No entanto, laboratórios de pesquisa ou farmacologia e até distribuidores de produtos farmacêuticos também são enquadrados.

Qual é o destino mais comum ao lixo hospitalar?

O destino mais comum para tratamento do lixo hospitalar é a incineração. Isso também influencia na separação dos tipos de resíduos, pois normalmente o custo para a incineração de lixo hospitalar é baseado no peso do material. Empresas são terceirizadas para cuidar dos resíduos.

Qual é o tipo de resíduo produzido pelos hospitais?

Alguns exemplos de lixo hospitalar são materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas e outros materiais plásticos; além de uma grande variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e até radioativas.